Ensino Médio

Acreditamos na importância da qualidade da educação e da formação do cidadão, durante o período de sua transição da escola para a universidade. Assumimos um compromisso junto aos pais de nossos alunos, de prepará-los para a entrada na universidade e posterior sucesso na sua vida acadêmica. Educação de qualidade é uma busca constante da equipe do ensino médio CSJ. Para que isso se torne realidade são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente e valorize o educando. Assim trabalhamos, com respeito e cooperação, ao lado de um conjunto de profissionais que é nossa fonte inesgotável de desenvolvimento.

PROJETOS

VIRTUDES FRANCISCANAS

O projeto busca, na inspiração cristã de São Francisco de Assis, despertar em nossos alunos tal comprometimento. Acreditamos que assim contribuímos com a formação de um cidadão voltado para o interesse geral da sociedade e comprometido com o próximo.

CIDADÃO SOLIDÁRIO

Cidadão Solidário é um projeto que tem como meta conscientizar o aluno dos problemas e diferenças sociais, fazendo-o entender que é responsável por uma melhoria da comunidade onde vive e, portanto, deve ter atitude concreta e transformadora.

VIDA SEM DROGAS

Prevenir quer dizer: “preparar; chegar antes de; evitar (um dano ou um mal); impedir que algo se realize”. A prevenção em saúde indica uma ação antecipada baseada no conhecimento que temos das causas de uma doença. Ela tem por objetivo diminuir a chance do problema aparecer.

PREVENÇÃO AO BULLYING

Através de palestras e conversas com profissionais buscamos, incessantemente, combater as práticas de bullying em nossa escola, buscando conversar e ouvir nossos alunos, estimulando-os a relatar os casos presenciados. Criar regras de disciplina coerente com o ambiente escolar e interferir nos grupos que praticam o bullying são responsabilidades de nossa equipe pedagógica, que está preparada para essas situações.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O objetivo é facilitar o momento da escolha de nosso jovem aluno, auxiliando-o
na compreensão de sua situação específica de vida considerando os aspectos
pessoais, familiares e sociais. A partir dessa compreensão podemos proporcionar ao
jovem maiores condições de definir qual a escolha adequada ao seu propósito de vida.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO

Muito nos preocupa o hábito dos alunos brasileiros de estudarem apenas na
véspera da prova, com o objetivo de tirar nota e “Passar de ano”. Fundamentados
nesta preocupação, e certos de que a aprendizagem tem tudo a ver com o lema AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE, o Ensino Médio, por meio de profissionais
competentes na área, busca conscientizar pais e alunos a respeito da importância do
estudo diário, do ponto de vista pedagógico e biológico.

FÍSICA APLICADA

Projeto desenvolvido com estudantes das 1.as séries do Ensino Médio, tendo
como alvo observar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos de Física
introduzidos nesta série e séries anteriores, a partir de atividades experimentais e
teóricas, baseadas em desafios e apoiadas em um ambiente de Robótica Educacional.

QUÍMICA APLICADA

A contextualização de assuntos abordados em sala de aula é essencial para o
desenvolvimento do aluno. Esse projeto tem o intuito de incentivar a pesquisa e
estimular os estudantes a contextualizar a química com o cotidiano, dinamizando o
ensino-aprendizagem da ciência com o entendimento de procedimentos laboratoriais,
como também elucidar problemas teóricos abordados em sala de aula.

BIOLOGIA APLICADA

Da mesma forma como os alunos são tratados nas disciplinas de química e
física, o projeto de biologia aplicada busca conciliar o conhecimento teórico com a
prática. As turmas dos primeiros anos possuem uma aula de laboratório por semana,
não permitindo que o conhecimento teórico se estenda por muito tempo, sem a
prática.

TIRA-DÚVIDAS

O Ensino Médio oferece diariamente a seus alunos a oportunidade de fazer
seus exercícios orientados pelos professores do tira-dúvidas. Consideramos este
projeto um dos mais eficientes que oferecemos. O aluno tem a oportunidade de fazer
sua tarefa mínima e complementar de forma online, esclarecendo suas dúvidas
através de vídeo aulas. Posteriormente, de maneira presencial sob a orientação do
professor, pode esclarecer o que não ficou claro.

LEITURA VIVA

O projeto “Leitura Viva” visa aproximar o aluno do real significado de ler,
aliando o conhecimento dos livros ao calor das vivências culturais.

CAFÉ LITERÁRIO

O Café Literário é um projeto de leitura comprometido com a formação de
leitores e apresenta, além de títulos que podem ser lidos com fluência, uma cuidadosa
seleção que rompe com seu universo de expectativas.

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

O projeto de Produção Textual objetiva preparar o aluno para redigir com
ordem e método, por meio da prática do conjunto dos processos (técnicas) sugeridos.
Para tanto, uma equipe encarrega-se de conduzir o aluno a um produto final de
qualidade.

DEBATES SOBRE ATUALIDADES

O principal objetivo é sempre manter nossos alunos antenados com as notícias
do país e do mundo. Em nossos debates os alunos podem expressar sua opinião, após
suas leituras, de forma que possamos colocar o seu pensamento no papel, orientando os
textos e a utilização de autores para embasar seu pensamento.

VIAGENS CULTURAIS

Como extensão das aulas de literatura, sociologia, gramática, história e
produção textual, o CSJ acompanha seus alunos a viagens associadas aos temas da
aula.

ENGENHOCA

A fase da criança, de questionar e inventar, é um importante instrumento para o
desenvolvimento intelectual do estudante. Deste modo, o Colégio São José
desenvolveu o projeto Engenhoca, uma feira de ciências que, com o suporte dos
professores orientadores, procura fomentar ideias criativas e conduzi-las a pesquisa e
a construção de conhecimento.

MOSTRA CIENTÍFICA

O projeto é escrito dentro do mesmo pensamento de multidisciplinariedade,
unindo diversas áreas de estudo. Em data pré-estabelecida em calendário os alunos
apresentam seus trabalhos para a comunidade, reforçando nossa preocupação com
os conceitos de cidadania e virtudes, pois os temas buscam falar sobre nossa
comunidade.

LEITURA VIVA

O projeto visa aproximar o aluno do real significado de ler, aliando o conhecimento dos livros ao calor das vivências culturais.

Leitura obrigatória aos alunos:

Revolução dos bichos, George Orwell.

O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna.

Laranja Mecânica, Anthony Burgess.

Venha ver o pôr-do-sol e outros contos, Lygia Fagundes Telles.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, Johann Wolfgang Von Goethe.

Dom Casmurro, Machado de Assis.

Madame Bovary, Gustave Flaubert.

Triste Fim de policarpo Quaresma, Lima Barreto.

São Bernardo, Graciliano Ramos.

Felicidade Clandestina, Clarice Lispector.

Lavoura Arcaica, Raduan Nassar

Inocência, Visconde de Taunay

Fogo Morto, José Lins do rego

Fahrenheit 451, Ray Bradbury

Clara dos Anjos, Lima Barreto

O livro dos prazeres ou uma aprendizagem, Clarice Lispector

Lista de livros da UFPR/ UFSC/ PUC- PR (Café literário)

HORÁRIOS

HORÁRIO DE AULAS

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7:15 - 8:00 Química Matemática Física Química Física
8:00 - 8:45 Matemática Geografia I Geografia I Matemática Química
8:45 - 9:30 Biologia Física Química Física Redação
9:50 - 10:35 Filosofia Gramática Matemática Biologia Gramática
10:35 - 11:20 Física Redação Inglês Sociologia Biologia
11:20 - 12:05 Literatura Educação Física Literatura Espanhol Matemática
13:30 - 14:15 Biologia História I
14:15 - 15:00 História I Geografia I
15:00 - 15:45 Inglês História I
15:45 - 16:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7:15 - 8:00 Literatura Gramática Inglês Física Química
8:00 - 8:45 Química Física Química Biologia Gramática
8:45 - 9:30 Filosofia Matemática Física Matemática Matemática
9:50 - 10:35 Biologia Redação Geografia I Química Biologia
10:35 - 11:20 Matemática História I Literatura Espanhol Física
11:20 - 12:05 Física Educação Física Matemática Sociologia Redação
13:30 - 14:15 Inglês Geografia I
14:15 - 15:00 Biologia História I
15:00 - 15:45 História I Geografia I
15:45 - 16:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8h Matemática Geografia I Química Biologia Gramática
8h - 8h45 Literatura Gramática História II Geografia I Redação
8h45 - 9h30 Física Redação Literatura História II Biologia
9h50 - 10h35 Química Química Física Matemática Física
10h35 - 11h20 Biologia Sociologia Espanhol Física Matemática
11h20 - 12h05 Filosofia Matemática Inglês Educação Física Química
13:30 - 14:15 Biologia Geografia I
14:15 - 15:00 Matemática Inglês
15:00 - 15:45 Física História II
15:45 - 16:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7:15 - 8:00 Sociologia Química Matemática Geografia I Biologia
8:00 - 8:45 Filosofia Redação Inglês Química Matemática
8:45 - 9:30 Matemática Gramática Espanhol Biologia Gramática
9:50 - 10:35 Física Matemática Literatura Física Redação
10:35 - 11:20 Literatura Geografia I Física História II Química
11:20 - 12:05 Química Filosofia História II Educação Física Física
13:30 - 14:15 Matemática História II
14:15 - 15:00 Física Geografia I
15:00 - 15:45 Biologia História II
15:45 - 16:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7:15 - 8:00 Física Gramática II Geografia Matemática Gramática II
8:00 - 8:45 Filosofia Química Física História II Biologia
8:45 - 9:30 Literatura Geografia II Matemática Química Física
9:50 - 10:35 Matemática Física Inglês/Espanhol Inglês/Espanhol Química
10:35 - 11:20 Química Matemática História II Biologia Redação
11:20 - 12:05 Biologia Redação Química História II Biologia
13:30 - 14:15 Física Literatura
14:15 - 15:00 Biologia História II
15:00 - 15:45 Matemática Geografia
15:45 - 16:30 Sociologia

HORÁRIO DE ESPORTES

Prof. Emerson

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
13:30h Masc. 8º e 9º anos Fem. 6º e 7º anos Masc. 6º e 7º anos Fem. 8º e 9º anos

Prof. Emerson

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
15:00h 6º ano 7º ano 6º ano 7º ano
17:00h 8º ano/9º ano 8ª ano/9º ano

Prof. Neto

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
15:00h Fem. 6º e 7º anos Fem. 6º e 7º anos
16:00h Fem. 8º e 9º anos Fem. 8º e 9º anos
15h30 Masc. 6º e 7º anos Masc. 6º e 7º anos
16h30 Masc. 8º e 9º anos Masc.8º e 9º anos

Prof. Douglas (Juca)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
16:00h Até 13 Anos Até 13 Anos
17:20h 14 a 16 anos 14 a 16 anos

Prof. Douglas (Juca)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
17:00h Masculino Feminino

Prof. Mônica

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
14:30h até 16:00h 8º e 9º anos
13:30h até 15:00h 6º e 7º anos

Prof. Régis

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
13:30h até 15:00h 6º e 7º anos
15:30h até 17:00h 8º e 9º anos

HORÁRIO TIRA DÚVIDAS

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
13h30 às 15h45 - Redação (2.ºs anos) 13h30 às 15h - Redação (1.ºs anos) 13h30 às 15h45 - Redação (3.ão) 13h30 às 15h. Física e Matemática. Semana antes das provas e semana de provas não tem.

CALENDÁRIO

Carregando… Carregando…

Não fique de fora das datas, confira o calendário escolar do Ensino Médio para o ano letivo de 2019.

LISTA DE MATERIAIS

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha. 1 pasta com elástico.
Lápis de cor, Lápis 6B.
Esquadros 45° e 60°.
Tesoura.
Cola bastão.

Cadernos:

1 caderno de caligrafia pequeno
1 Caderno de cartografia grande, encapado ou capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno para as demais matérias: História/Geografia/Ciências/Inglês/Religião/Redação/Matemática/
Espanhol/Português.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha.
1 pasta com elástico.
Esquadros 45° e 60°.
Transferidor.
Compasso.
Lápis de cor, Lápis 6B.
Tesoura.
Cola bastão.

Cadernos:

1 caderno de caligrafia
1 Caderno de cartografia grande, capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno grande para as demais matérias: História/Geografia/Ciências/Inglês/Religião/Redação/
Matemática/Espanhol/Português.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha;
1 pasta com elástico;
Esquadros 45° e 60°;
Compasso;
Transferidor;
Régua;
Tesoura;
Cola bastão.

Cadernos:

1 Caderno de cartografia grande, capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno grande: História/Geografia/Biologia/Inglês/Religião/Redação/Matemática(Álgebra e Geometria)/
Espanhol/Português/Física.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha;
1 pasta com elástico;
Régua;
Tesoura;
Cola bastão.

Cadernos:

1 Caderno de cartografia grande, capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno grande: História/Geografia/Biologia/Inglês/Religião/Redação/Matemática(Álgebra e Geometria)/
Espanhol/Português/Física.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

COMUNICADOS