Ensino Médio

Acreditamos na importância da qualidade da educação e da formação do cidadão, durante o período de sua transição da escola para a universidade. Assumimos um compromisso junto aos pais de nossos alunos, de prepará-los para a entrada na universidade e posterior sucesso na sua vida acadêmica. Educação de qualidade é uma busca constante da equipe do ensino médio CSJ. Para que isso se torne realidade são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente e valorize o educando. Assim trabalhamos, com respeito e cooperação, ao lado de um conjunto de profissionais que é nossa fonte inesgotável de desenvolvimento.

PROJETOS

VIRTUDES FRANCISCANAS

O projeto busca, na inspiração cristã de São Francisco de Assis, despertar em nossos alunos tal comprometimento. Acreditamos que assim contribuímos com a formação de um cidadão voltado para o interesse geral da sociedade e comprometido com o próximo.

CIDADÃO SOLIDÁRIO

Cidadão Solidário é um projeto que tem como meta conscientizar o aluno dos problemas e diferenças sociais, fazendo-o entender que é responsável por uma melhoria da comunidade onde vive e, portanto, deve ter atitude concreta e transformadora.

VIDA SEM DROGAS

Prevenir quer dizer: “preparar; chegar antes de; evitar (um dano ou um mal); impedir que algo se realize”. A prevenção em saúde indica uma ação antecipada baseada no conhecimento que temos das causas de uma doença. Ela tem por objetivo diminuir a chance do problema aparecer.

PREVENÇÃO AO BULLYING

Através de palestras e conversas com profissionais buscamos, incessantemente, combater as práticas de bullying em nossa escola, buscando conversar e ouvir nossos alunos, estimulando-os a relatar os casos presenciados. Criar regras de disciplina coerente com o ambiente escolar e interferir nos grupos que praticam o bullying são responsabilidades de nossa equipe pedagógica, que está preparada para essas situações.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O objetivo é facilitar o momento da escolha de nosso jovem aluno, auxiliando-o
na compreensão de sua situação específica de vida considerando os aspectos
pessoais, familiares e sociais. A partir dessa compreensão podemos proporcionar ao
jovem maiores condições de definir qual a escolha adequada ao seu propósito de vida.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO

Muito nos preocupa o hábito dos alunos brasileiros de estudarem apenas na
véspera da prova, com o objetivo de tirar nota e “Passar de ano”. Fundamentados
nesta preocupação, e certos de que a aprendizagem tem tudo a ver com o lema AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE, o Ensino Médio, por meio de profissionais
competentes na área, busca conscientizar pais e alunos a respeito da importância do
estudo diário, do ponto de vista pedagógico e biológico.

FÍSICA APLICADA

Projeto desenvolvido com estudantes das 1.as séries do Ensino Médio, tendo
como alvo observar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos de Física
introduzidos nesta série e séries anteriores, a partir de atividades experimentais e
teóricas, baseadas em desafios e apoiadas em um ambiente de Robótica Educacional.

QUÍMICA APLICADA

A contextualização de assuntos abordados em sala de aula é essencial para o
desenvolvimento do aluno. Esse projeto tem o intuito de incentivar a pesquisa e
estimular os estudantes a contextualizar a química com o cotidiano, dinamizando o
ensino-aprendizagem da ciência com o entendimento de procedimentos laboratoriais,
como também elucidar problemas teóricos abordados em sala de aula.

BIOLOGIA APLICADA

Da mesma forma como os alunos são tratados nas disciplinas de química e
física, o projeto de biologia aplicada busca conciliar o conhecimento teórico com a
prática. As turmas dos primeiros anos possuem uma aula de laboratório por semana,
não permitindo que o conhecimento teórico se estenda por muito tempo, sem a
prática.

TIRA-DÚVIDAS

O Ensino Médio oferece diariamente a seus alunos a oportunidade de fazer
seus exercícios orientados pelos professores do tira-dúvidas. Consideramos este
projeto um dos mais eficientes que oferecemos. O aluno tem a oportunidade de fazer
sua tarefa mínima e complementar de forma online, esclarecendo suas dúvidas
através de vídeo aulas. Posteriormente, de maneira presencial sob a orientação do
professor, pode esclarecer o que não ficou claro.

LEITURA VIVA

O projeto “Leitura Viva” visa aproximar o aluno do real significado de ler,
aliando o conhecimento dos livros ao calor das vivências culturais.

CAFÉ LITERÁRIO

O Café Literário é um projeto de leitura comprometido com a formação de
leitores e apresenta, além de títulos que podem ser lidos com fluência, uma cuidadosa
seleção que rompe com seu universo de expectativas.

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

O projeto de Produção Textual objetiva preparar o aluno para redigir com
ordem e método, por meio da prática do conjunto dos processos (técnicas) sugeridos.
Para tanto, uma equipe encarrega-se de conduzir o aluno a um produto final de
qualidade.

DEBATES SOBRE ATUALIDADES

O principal objetivo é sempre manter nossos alunos antenados com as notícias
do país e do mundo. Em nossos debates os alunos podem expressar sua opinião, após
suas leituras, de forma que possamos colocar o seu pensamento no papel, orientando os
textos e a utilização de autores para embasar seu pensamento.

VIAGENS CULTURAIS

Como extensão das aulas de literatura, sociologia, gramática, história e
produção textual, o CSJ acompanha seus alunos a viagens associadas aos temas da
aula.

ENGENHOCA

A fase da criança, de questionar e inventar, é um importante instrumento para o
desenvolvimento intelectual do estudante. Deste modo, o Colégio São José
desenvolveu o projeto Engenhoca, uma feira de ciências que, com o suporte dos
professores orientadores, procura fomentar ideias criativas e conduzi-las a pesquisa e
a construção de conhecimento.

MOSTRA CIENTÍFICA

O projeto é escrito dentro do mesmo pensamento de multidisciplinariedade,
unindo diversas áreas de estudo. Em data pré-estabelecida em calendário os alunos
apresentam seus trabalhos para a comunidade, reforçando nossa preocupação com
os conceitos de cidadania e virtudes, pois os temas buscam falar sobre nossa
comunidade.

LEITURA VIVA

O projeto visa aproximar o aluno do real significado de ler, aliando o conhecimento dos livros ao calor das vivências culturais.

Leitura obrigatória aos alunos:

Revolução dos bichos, George Orwell

Hamlet – Shakespeare

Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Os sofrimentos do jovem Werther – Goethe

Dom Casmurro, Machado de Assis.

O cortiço – Aluísio Azevedo

1984 – George Orwel

São Bernardo, Graciliano Ramos.

Felicidade Clandestina, Clarice Lispector.

Lista a partir de abril de 2020

Lista a partir de abril de 2020

Lista a partir de abril de 2020

Lista a partir de abril de 2020

Lista a partir de abril de 2020

Lista a partir de abril de 2020

Lista de livros da UFPR/ UFSC/ PUC- PR (Café literário)

HORÁRIOS

HORÁRIO DE AULAS

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
7h15 - 8:00 --- --- --- --- ---
8:00 - 8:45 --- --- --- --- ---
8:45 - 9:30 --- --- --- --- ---
9:50 - 10:35 --- --- --- --- ---
10:35 - 11:20 --- --- --- --- ---
11:20 - 12:05 --- --- --- --- ---
13:30 - 14:15 --- --- --- --- ---
14:15 - 15:00 --- --- --- --- ---
15:00 - 15:45 --- --- --- --- ---
15:45 - 16:30 --- --- --- --- ---

HORÁRIO DE ESPORTES

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
13:30h --- --- --- --- ---

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
15:00h --- --- --- --- ---
17:00h --- --- --- --- ---

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
15:00h --- --- --- --- ---
16:00h --- --- --- --- ---
15h30 --- --- --- --- ---
16h30 --- --- --- --- ---

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
16:00h --- --- --- --- ---
17:20h --- --- --- --- ---

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
17:00h --- --- --- --- ---

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
14:30h até 16:00h --- --- --- --- ---
13:30h até 15:00h --- --- --- --- ---

Prof.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
13:30h até 15:00h --- --- --- --- ---
15:30h até 17:00h --- --- --- --- ---

HORÁRIO TIRA DÚVIDAS

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
--- --- --- --- ---

CALENDÁRIO

Carregando… Carregando…

Não fique de fora das datas, confira o calendário escolar do Ensino Médio para o ano letivo de 2020.

LISTA DE MATERIAIS

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha. 1 pasta com elástico.
Lápis de cor, Lápis 6B.
Esquadros 45° e 60°.
Tesoura.
Cola bastão.

Cadernos:

1 caderno de caligrafia pequeno
1 Caderno de cartografia grande, encapado ou capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno para as demais matérias: História/Geografia/Ciências/Inglês/Religião/Redação/Matemática/
Espanhol/Português.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha.
1 pasta com elástico.
Esquadros 45° e 60°.
Transferidor.
Compasso.
Lápis de cor, Lápis 6B.
Tesoura.
Cola bastão.

Cadernos:

1 caderno de caligrafia
1 Caderno de cartografia grande, capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno grande para as demais matérias: História/Geografia/Ciências/Inglês/Religião/Redação/
Matemática/Espanhol/Português.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha;
1 pasta com elástico;
Esquadros 45° e 60°;
Compasso;
Transferidor;
Régua;
Tesoura;
Cola bastão.

Cadernos:

1 Caderno de cartografia grande, capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno grande: História/Geografia/Biologia/Inglês/Religião/Redação/Matemática(Álgebra e Geometria)/
Espanhol/Português/Física.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

Material Individual:

Estojo contendo: Lápis, Borracha, Apontador, Caneta esferográfica azul e vermelha;
1 pasta com elástico;
Régua;
Tesoura;
Cola bastão.

Cadernos:

1 Caderno de cartografia grande, capa dura, com margem, para Arte.
1 caderno grande: História/Geografia/Biologia/Inglês/Religião/Redação/Matemática(Álgebra e Geometria)/
Espanhol/Português/Física.

Livros:

01 Minidicionário da Língua Portuguesa (pode ser usado);
01 Dicionário pequeno – Inglês-Português / Português-Inglês (pode ser usado)
01 Dicionário pequeno de Espanhol-Português/ Português- Espanhol (pode ser usado)

COMUNICADOS