BASQUETE

A escolinha de basquetebol do Colégio São José colabora com o desenvolvimento do indivíduo na sua totalidade, proporcionando benefícios nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e motor, por meio do aprendizado da modalidade, visando também formar novos atletas e talentos.

Desenvolver, entre os alunos, as técnicas e regras da modalidade, fazendo com que cada um possa aproveitar suas aptidões com qualidade.

XADREZ

O jogo é um grande colaborador na educação de nossos alunos, com valor imensurável e são imensas as qualidades e conteúdos envolvidos nesta prática que exercita a memória e instiga o pensamento. É uma atividade cuja natureza oferece diversão, entretenimento e sentimento. Um esporte que envolve raciocínio e criatividade, pois, além de proporcionar prazer, é também um jogo que trabalha a imaginação, concentração e cálculo, características consideráveis e exigidas por muitos professores em sala de aula. O xadrez ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e contribui para a aprendizagem da matemática e física. Cada jogada deve ser elaborada estrategicamente, visto que as consequências futuras de cada decisão tomada podem ser boas ou ruins. Com a utilização da sala de Xadrez Frei Bertino Goerner, os alunos vão aprender e aprimorar suas técnicas de jogo.

TÊNIS

As aulas de tênis tem por objetivo facilitar o acesso ao esporte. Para isso, o esporte é trazido para dentro da escola, oportunizando momentos de aprendizado. O tênis contribui para o desenvolvimento motor, emocional e social do aluno em cada faixa etária. As múltiplas possibilidades de autoconhecimento que o jogo propicia, contribuem para tornar o aluno mais autoconfiante, consciente em seu potencial e de suas limitações.

A prática da atividade física e esportiva para a criança é de fundamental importância, uma vez que auxilia no desenvolvimento global, considerando os domínios motor, cognitivo e afetivo-social. As experiências lúdicas serão lembradas por toda vida, pelo prazer e pela alegria que proporcionaram ao corpo e ao espírito.

VOLEIBOL

O voleibol é uma modalidade desportiva fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois explora diversos movimentos corporais do aluno, sendo este um meio de socialização entre os meninos e meninas. A prática de uma modalidade desportiva pode fortalecer a autoestima, criar o hábito do trabalho em equipe, estimular a disciplina e a organização, fatores que contribuem para a formação da cidadania. O voleibol pode proporcionar a interação social do aluno e fazer com que os mesmos se sintam mais motivados a aprender. Dentre vários esportes escolares o voleibol apresenta melhora no relacionamento entre os colegas e desenvolve várias capacidades físicas nos praticantes, como agilidade, coordenação motora, velocidade, tempo e reação.

UMA PARCERIA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ COM O CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE QUE FORNECE AO ALUNO A OPORTUNIDADE DE SER SELECIONADO PARA SUA CATEGORIA DE BASE.

ESCOLA FURACÃO

No início de 2007, o Colégio São José, mais uma vez, inovou. Desta vez, procurou firmar uma parceria para possuir, em suas dependências, uma escola de futebol. Após algumas conversas, o CSJ firma parceria com o Clube Atlético Paranaense (CAP). A Escola Furacão Colégio São José é famosa por possuir uma metodologia própria de ensino do futebol e conta com a supervisão dos profissionais que são vinculados à categoria de base do CAP. Outro diferencial é que a Escola Furacão é uma escola oficial do Clube Atlético Paranaense. Mas, o que isso significa? Significa que, para ministrar aulas na Escola Furacão é necessário ser profissional de educação física e participar das semanas pedagógicas (Semana Mestre Furacão) que acontecem em janeiro, dentro do Centro de Treinamentos Alfredo Gotardi (CT do Caju), o segundo mais moderno da América Latina. A metodologia utilizada enfatiza que cada aluno/jogador tenha um entendimento completo do jogo de futebol.

Existem dois tipos de escola de futebol

Escola de futebol não seletiva

É uma escola de futebol onde todos podem participar, indiferente de índice técnico. Em que o objetivo principal é trabalhar e desenvolver o potencial da criança e jovem, não só para o futebol em si em seus fundamentos, mas também para a vida, aflorando seus valores como ser humano e cidadão crítico e autônomo.

Escola de futebol seletiva

É uma linha dentro da escola de futebol que procura alunos/jogadores que tenham o perfil que o Clube Atlético Paranaense busca para ingressar em suas categorias de base.

A Escola Furacão / Colégio São José é um misto desses dois tipos de Escola de futebol. Podem treinar aqueles que querem o futebol como uma forma de lazer, atividade física e também, aqueles que almejam uma progressão maior no futebol. Pois, os observadores do CAP sempre estão observando os meninos que integram o quadro de alunos / jogadores das Escolas Furacão espalhadas pelo Brasil.

Os treinos ocorrem de segunda a quinta nas dependências do Colégio São José e todos os anos os alunos da escola de futebol vão a Curitiba assistir a um jogo do clube pelo campeonato brasileiro da Série A no estádio do CAP, outra iniciativa para os meninos e meninas que participam dos treinos, vivenciarem um dia de jogo de futebol no maior campeonato do país.