Projetos

PROJETO VIRTUDES FRANCISCANAS

O projeto “Virtudes Franciscanas” busca, na inspiração cristã de São Francisco de Assis, despertar em nossos alunos tal comprometimento. Acreditamos que assim contribuímos com a formação de um cidadão voltado para o interesse geral da sociedade e empatia com o próximo.

CIDADÃO SOLIDÁRIO

Cidadão Solidário é um projeto que tem como meta conscientizar o aluno dos problemas e diferenças sociais, fazendo-o entender que é responsável por uma melhoria da comunidade onde vive e, portanto, deve ter atitude concreta e transformadora.

VIDA SEM DROGAS

Prevenir quer dizer: “preparar; chegar antes de; evitar (um dano ou um mal); impedir que algo se realize”. A prevenção em saúde indica uma ação antecipada baseada no conhecimento que temos das causas de uma doença. Ela tem por objetivo diminuir a chance de o problema aparecer.

PREVENÇÃO AO BULLYING

Por meio de palestras e conversas com profissionais buscamos, incessantemente, combater as práticas de bullying em nossa escola, buscando conversar e ouvir nossos alunos, estimulando-os a relatar os casos presenciados. Criar regras de disciplina coerente com o ambiente escolar e interferir nos grupos que praticam o bullying são responsabilidades de nossa equipe pedagógica, que está preparada para essas situações.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O objetivo é facilitar o momento da escolha de nosso jovem aluno, auxiliando-o na compreensão de sua situação específica de vida considerando os aspectos pessoais, familiares e sociais. A partir dessa compreensão podemos proporcionar ao jovem maiores condições de definir qual a escolha adequada ao seu propósito de vida.

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA VITAL!

Trabalhar as habilidades socioemocionais é importante para formar alunos empáticos e de autoestima positiva!

MOSTRA ARTÍSTICA

Incentivamos nossos alunos a mostrarem suas aptidões artísticas. O trabalho é desenvolvido em ambiente escolar e aberto ao público.

SEMANA DA AMIZADE

Palestras, atividades de reflexão, dinâmicas, vídeos, etc. O objetivo é a prevenção contra o Bullying.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO

Muito nos preocupa o hábito dos alunos brasileiros de estudarem apenas na véspera da prova, com o objetivo de tirar nota e ”passar de ano”. Fundamentados nesta preocupação, e certos de que a aprendizagem tem tudo a ver com o lema AULA DADA, AULA ESTUDADA HOJE, o Ensino Médio, por meio de profissionais competentes na área, busca conscientizar pais e alunos a respeito da importância do estudo diário, do ponto de vista pedagógico e biológico.

FÍSICA APLICADA

Projeto desenvolvido com estudantes das 1.as séries do Ensino Médio, tendo como alvo observar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos de Física introduzidos nesta série e séries anteriores, a partir de atividades experimentais e teóricas, baseadas em desafios e apoiadas em um ambiente de Robótica Educacional.

QUÍMICA APLICADA

A contextualização de assuntos abordados em sala de aula é essencial para o desenvolvimento do aluno. Esse projeto tem o intuito de incentivar a pesquisa e estimular os estudantes a contextualizar a química com o cotidiano, dinamizando o ensino-aprendizagem da ciência com o entendimento de procedimentos laboratoriais, como também elucidar problemas teóricos abordados em sala de aula.

BIOLOGIA APLICADA

Da mesma forma como os alunos são tratados nas disciplinas de química e física, o projeto de biologia aplicada busca conciliar o conhecimento teórico com a prática. As turmas dos primeiros anos possuem uma aula de laboratório por semana, não permitindo que o conhecimento teórico se estenda por muito tempo, sem a prática.

TIRA-DÚVIDAS

O Ensino Médio oferece diariamente a seus alunos a oportunidade de fazer seus exercícios orientados pelos professores do tira-dúvidas. Consideramos este projeto um dos mais eficientes que oferecemos. O aluno tem a oportunidade de fazer sua tarefa mínima e complementar de forma online, esclarecendo suas dúvidas através de vídeo aulas. Posteriormente, de maneira presencial sob a orientação do professor, pode esclarecer o que não ficou claro.

LEITURA VIVA

O projeto “Leitura Viva” visa aproximar o aluno do real significado de ler, aliando o conhecimento dos livros ao calor das vivências culturais.

CAFÉ LITERÁRIO

O Café Literário é um projeto de leitura comprometido com a formação de leitores e apresenta, além de títulos que podem ser lidos com fluência, uma cuidadosa seleção que rompe com seu universo de expectativas.

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

O projeto de Produção Textual objetiva preparar o aluno para redigir com ordem e método, por meio da prática do conjunto dos processos (técnicas) sugeridos. Para tanto, uma equipe encarrega-se de conduzir o aluno a um produto final de qualidade.

DEBATES SOBRE ATUALIDADES

O principal objetivo é sempre manter nossos alunos antenados com as notícias do país e do mundo. Em nossos debates os alunos podem expressar sua opinião, após suas leituras, de forma que possamos colocar o seu pensamento no papel, orientando os textos e a utilização de autores para embasar seu pensamento.

VIAGENS CULTURAIS

Como extensão das aulas de literatura, sociologia, gramática, história e produção textual, o CSJ acompanha seus alunos a viagens associadas aos temas da aula.

ENGENHOCA

A fase da criança, de questionar e inventar, é um importante instrumento para o desenvolvimento intelectual do estudante. Deste modo, o Colégio São José desenvolveu o projeto Engenhoca, uma feira de ciências que, com o suporte dos professores orientadores, procura fomentar ideias criativas e conduzi-las a pesquisa e a construção de conhecimento

MOSTRA CIENTÍFICA

O projeto é escrito dentro do mesmo pensamento de multidisciplinariedade, unindo diversas áreas de estudo. Em data pré-estabelecida em calendário os alunos apresentam seus trabalhos para a comunidade, reforçando nossa preocupação com os conceitos de cidadania e virtudes, pois os temas buscam falar sobre nossa comunidade.

HORA DA LEITURA

Este projeto visa desenvolver o gosto e o hábito de leitura. Nos primeiros dez
minutos da primeira aula os sextos e sétimos anos realizam a leitura, já os oitavos e
nonos anos realizam nos primeiros dez minutos da aula após o recreio.

AMIGOS DO PLANETA
Reflexões e práticas para a formação de um cidadão consciente e atuante.

CONTAÇÃO DE ESTÓRIA
Alimentar o imaginário e oportunizar a criança em ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de
vida.

PASSAPORTE DO LEITOR
As mais diversas viagens para o mundo da leitura.

PLANO DE CONVIVÊNCIA ÉTICA
Estratégias utilizadas para melhorar a convivência escolar.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Corpo disposto e mente com energia para aprender derivam de alimentação equilibrada.

ROBÓTICA
Educação e tecnologia na construção da aprendizagem.

HORA DA BRINCADEIRA
A prática das habilidades sociais.

PROJETO VIVINHA, A BALEIAZINHA

O objetivo é que a família estimule a apreciação e o gosto de seu filho (a) pela literatura. Aproveitamos o conteúdo trabalhado em sala de aula sobre o fundo do mar e semanalmente a criança levará para casa o livro: Vivinha, a baleiazinhaque deverá ser lido para ela, juntamente com um caderno que servirá de registro de como foi esse momento em família. Através desta atividade, a oralidade da criança também estará sendo desenvolvida, pois ao retornar com o caderno, a criança irá apresentar aos demais colegas o seu trabalho.

PROJETO MIROCA

A miroca é a personagem principal da história “ férias na floresta” trabalhada na apostila. Sendo assim, é realizado um sorteio para saber quem levará a miroca no dia.  Deve-se tirar fotos e pedir para um adulto escrever como foi a visita da miroca na casa deles. No dia seguinte é lido como foi o passeio da miroca na casa de cada um dos amigos.

PROJETO CAIXA SURPRESA

Nessa idade, a curiosidade das crianças é constantemente despertada. Para que possamos despertar ainda mais essa curiosidade bem como a oralidade e a imaginação, é que realizamos semanalmente no primeiro semestre, uma brincadeira com a caixa surpresa. É feito um sorteio entre as crianças, sendo que a criança sorteada leva para casa a caixa vazia. No dia seguinte, ela traz algum objeto dentro dessa caixa e falará aos colegas algumas pistas sobre esse objeto (cor, para que serve, do que é feito) e os amigos, atentos às dicas tentarão adivinhar o que é o objeto trazido. Através desta brincadeira, a oralidade da criança estará sendo desenvolvida e despertará nos demais colegas a curiosidade, criatividade e a imaginação.

PROJETO SALA SONOLENTA

A atividade “ a sala sonolenta” é algo bastante esperado pelos alunos. Ela complementa o conteúdo trabalhado na apostila, referente ao livro “ A Casa Sonolenta”.