Quem Somos

Inaugurada em 15 de fevereiro de 1932, a Escola Paroquial São José de Porto União começou com 47 alunos.  A fundação da escola foi, por razões pastorais, onde os católicos pudessem mandar seus filhos para serem educados dentro da religião católica.

Proporcionar aos alunos a formação necessária ao seu desenvolvimento físico e acadêmico com domínio tecnológico, valores éticos e morais e promover o empreendedorismo e a cidadania são ideais da nossa proposta educacional.

Com uma ampla infraestrutura e conhecimento dos professores, a educação infantil do Colégio São José atende as necessidades das crianças. Com área de lazer, playground, salas de aula personalizadas, esportes, informática e atividades variadas, os pequenos descobrem que brincar é aprender!

No Ensino Fundamental I e II, os alunos tem à disposição salas de aula organizadas, ginásio de esportes, quadra de tênis, biblioteca, robótica, sala de xadrez, laboratório de informática, laboratório de química, sala de vídeo com os mais modernos equipamentos audiovisuais, aprendizagens extraclasses que proporcionam amplo conhecimento e socialização.

O projeto de Orientação Profissional começa no 1.º ano do ensino Médio, até o terceirão, ajusta aos educandos informações para a escolha de sua carreira profissional.

No Ensino Médio, cada sala de aula está estruturada com equipamentos para facilitar o aprendizado dos estudantes de forma ativa.  O colégio – e o professor – são os responsáveis pela organização de situações que possibilitem aos alunos estabelecer uma relação proveitosa e agradável com o conhecimento e preparação para os vestibulares do país. Com essa proposta, os alunos adquirem as condições necessárias para fazer suas opções.
Conservamos em nosso quadro, os melhores docentes da região, que proporcionam um trabalho de qualidade para o aluno. Além do plantão tira-dúvidas, para quem quer aprender e entrar nas melhores faculdades do Brasil, o colégio dispõe de tele aulas ministradas por professores de São Paulo, onde o conteúdo fica disponível no site para o aluno estudar conforme seu ritmo.
Aliado ao Colégio São José está a parceria com Sistema Anglo de Ensino, que oferece o melhor material didático disponível como apostilas atualizadas, cd’s e dvd’s, aulas online, tecnologia educacional de ponta, exames vestibulares simulados, tele aulas, além de total suporte para os professores.

Com tudo isso, os resultados são visíveis. Todos os anos, os alunos do Colégio São José ingressam nas maiores faculdades do país. E, hoje, já são profissionais de sucesso, ajudando a transformar o mundo em um melhor.

Nossa História

Quarenta e sete alunos marcaram as primeiras atividades do Colégio São José, fundado no ano de 1932 pelos padres franciscanos da Igreja Matriz. Logo após, em 1934, a pedido da Paróquia, aportaram em nossas águas os frades da congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco, Frei Tarcísio Tompel e Frei Câncio Tyborra vindos da Alemanha, fixaram-se em Porto União e iniciaram seus trabalhos na primeira sede da escola, localizada na Avenida João Pessoa 619, hoje sede da APAE.

Ano de 2017, Centenário de Porto União, 85 anos de São José, a escola tem cerca de 800 alunos, distribuídos entre os níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e conta com mais de 120 colaboradores.

O Colégio São José, com muito orgulho de ser porto-unioense, segue avante para ajudar na construção dos futuros cidadãos, que irão representar, com méritos, Porto União em qualquer lugar que possam estar.

Filosofia

O Colégio São José, há mais de 85 anos atua em educação, baseia-se nos princípios cristãos e prioriza o ensino de qualidade, acentuando os valores éticos, oportunizando o pensar, sentir, agir e refletir.

O Colégio São José proporciona aos alunos a formação necessária ao seu desenvolvimento físico e acadêmico com domínio tecnológico, valores éticos e morais. Visa a formação integral, harmônica e permanente da pessoa em todas as suas dimensões, preparando-a para atuar de forma crítica e responsável no contexto em que está inserida, além de promover o empreendedorismo e a cidadania como ideais de nossa proposta educacional.